O título não remete à conhecida canção de Ivan Lins, que se acoplou ao movimento por direitos iguais entre mulheres e homens. Alude, sim, a uma campanha do Conselho Nacional de Justiça, sobre a reinserção social dos ex-presidiários ou, como preferimos, dos egressos do sistema penal.
O que me chamou a atenção foi o mote escolhido pelos publicitários responsáveis pela campanha: a malhação de Judas. No filme, que pode ser visto no YouTube (há um link clicando aqui), vê-se um garoto atirando pedras numa representação de Judas, que conclui com esta conclamação: “Esqueça o preconceito, dê uma segunda chance para quem já pagou pelo que fez”.
Não faço nenhum comentário de fundo religioso. A questão é inteiramente social. Sempre fui contra a malhação do Judas, prática famosa em cidades como Belém, onde existem até associações constituídas para organizar o “evento”! Sou contra porque é um estímulo à violência gratuita. Veja na imagem que edificante é fomentar a selvageria em crianças!
Não adianta inventar razões heroicas para o caso. No fundo, o sujeito sai de casa para extravasar sua violência alegadamente contra o traidor de Jesus, mas na verdade contra tudo o que, a cada ano, é escolhido para que ele simbolize, como os políticos corruptos. E ainda mais no fundo, ele vai extravasar os rancores contra o patrão, o vizinho, a companheira e quem mais o tenha contrariado, que até o momento ele ainda não tenha podido enquadrar com um belo tabefe.
Mas qualquer ser humano com metade de um neurônio funcionando sabe que políticos corruptos e milhares de outras mazelas são problemas que podem ser resolvidos com bom senso, não com porrada.
Pelo visto, o publicitário pensa de forma semelhante. Parabéns a ele.
2 comentários:
É mais saudável "malhar o Judas" bebendo um belo vinho em casa hehe
Pelo ao menos ajuda a extravazar e não atrapalha ninguém.
Abraços
Eis aí uma sugestão mais decente, Jean. Abraço.
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