terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Escute o mundo e boa sorte

Pode ser muito aborrecido para nós, abaixo da linha do Equador, que o presidente de um país sem nenhuma identidade conosco seja considerado "o homem mais poderoso do mundo". Mas algumas verdades ou quase isso que se imaginam eternas também mudam com o tempo, pressionadas pelo crescimento de outras economias, pela ação do terrorismo e, mais recentemente, pelo questionamento em nível mundial do seu grande trunfo: as práticas financeiras adotadas.
O mundo mudou radicalmente.
Mudou tanto que até mesmo os Estados Unidos o sabem. Agora precisam negociar em outras bases, as mortes em massa acontecem em seu território e a economia se afundou em recessão, graças às malinagens que eles mesmos fizeram. Agora, os americanos precisam e pedem mudanças (veja a mensagem na foto). Mas é o mundo inteiro que precisa e pede essas mudanças.
Neste terça-feira, 20 de janeiro, toma posse o 44º presidente americano, o primeiro negro. O que lhe desejo é que faça o que mostra a imagem: escute. Escute seus compatriotas, mas também o resto do mundo. Compreenda que suas ações podem ser boas ou más no plano internacional. E respeite isso.
Boa sorte, Barack Obama.

2 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

A prudência manda não exagerar nas expectativas.

Yúdice Andrade disse...

As expectativas não são minhas, Fred. São de pessoas de todo tipo, por toda parte. Eu desejo sorte a Obama e, sinceramente, penso como me manifestei no blog. Mas sustento que o Brasil deve cuidar de si, em vez de esperar gentilezas dos americanos ou de quem for.