sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Jeans

Entre as invenções muito bem sucedidas da humanidade, daquelas que podem ser inscritas na lista das unanimidades, sem dúvida podemos incluir o jeans.
Segundo consta, o blue jeans teria sido desenvolvido pelo industrial teuto-americano Levi Strauss (1829-1902) por volta de 1873, quando ele usou o material para criar peças reforçadas, capazes de suportar grandes esforços. Até hoje se usam calças Levi's, certo? O jeans surgiu especificamente como roupa de trabalho, para tarefas pesadas, longe de qualquer sofisticação. Mas não demorou a se tornar um enorme sucesso de vendas, sobretudo depois que o inventor se uniu ao costureiro Jacob Davis, que teve a ideia de reforçar as calças (usadas por trabalhadores das minas) com rebites. A conjuntura de ausência de sofisticação mudou drasticamente nos anos 1970, quando o estilista americano Calvin Klein (1942-) colocou, pela primeira vez, o jeans na passarela, conferindo-lhe glamour.
Hoje, à exceção das pessoas atingidas pela miséria ou por injunções culturais bastante peculiares, duvido que haja um só ser humano que não disponha de pelo menos uma peça dessas para vestir. O habitual é possuir várias. Inclusive porque, com o jeans, se faz de tudo e ele continua pau para toda obra. Até ternos completos já foram feitos, que Deus nos livre!
Como tudo se inventa para ganhar dinheiro, a Kimberly-Clark Costa Rica LTDA., fabricante da Huggies, uma das melhores marcas de fraldas à disposição no mercado comum (aquele que atende pessoas que não vão a Nova York comprar o enxoval do bebê), criou um modelo inspirado no triunfo da indústria do vestuário.
Naturalmente, a fralda não é feita de jeans, o que seria uma maldade com crianças de climas quentes. É feita de material que permite à pele respirar, o que é muito mais saudável, e apenas imita a padronagem do jeans. Note que, vista de frente, há o desenho da costura do zíper e, de costas, há dois bolsos, as presilhas do cós e a etiqueta. Um barato. E os pais abestados, como nós, gastando dinheiro com isso!
Mas convenhamos que, em termos de jogada comercial, foi uma iniciativa genial, sem dúvida. Ainda mais quando o recheio do produto é a coisa mais gostosa que você já teve em seus braços.

7 comentários:

Hellen Rêgo disse...

olha q fofo, rsrs

Ivan Daniel disse...

Nós só não compramos porque o Enzo não pode ficar sem alguma coisa que cubra a fralda. Ele puxa a parte que prende na cintura e tira a fralda. Aí nem adianta usar, já que vai ficar por baixo de uma cueca ou bermuda. Mas quando vimos pela primeira vez ficamos muito tentados em comprar.

Anônimo disse...

Professor,boa tarde!
Me preocupa e muito a onda de criminalidade que assola nossa cidade e procuro preservar eu e minha familia de todas as maneiras.Digo isso,porque sou leitor assíduo de seu blog,e sempre observei a exposição que você faz de sua familia,isso não lhe preocupa,uma vez que,existem pessoas na internet em busca de informações de nossas vidas para cometerem algum delito?

Abs,

Gilberto Rodrigues

Anônimo disse...

Julinha está na moda!!

Yúdice Andrade disse...

Caríssimos, agradeço todos os comentários gentis, mas respondo especificamente ao Gilberto.
Meu caro, antes de mais nada, muito obrigado por sua preocupação. E lhe digo que, sim, embora não pareça, eu me preocupo bastante com a exposição de minha família, num mundo em que há cada vez mais loucos. Se você clicar no marcador "paternidade" e for atrás das primeiras postagens pós-nascimento da Júlia, verá que ela não aparecia. A primeira imagem dela foi apenas um pé. Depois veio um rosto parcialmente encoberto. Nada que mostrasse nitidamente seu rosto. Também no Orkut eu hesitei bastante e bloqueei minhas fotos para todos que não sejam meus amigos. Mas depois de um tempo, reduzi a resistência, porque a paternidade me dá uma felicidade tão grande que sinto necessidade de compartilhá-la e, como conseqüência, você acaba querendo mostrar o motivo.
Procuro, todavia, não ir além. Sou comedido com informações pessoais e familiares, não divulgo endereços ou outras informações que poderiam ser inconvenientes. Mas muita gente me conhece e, numa cidade como Belém, um ovo, quem quiser me encontrar não terá dificuldades. Por isso, muita fé em Deus, para que nossos caminhos não se cruzem com esses loucos por aí.
Novamente, agradeço sua preocupação e, também, sua atenção ao blog. Desejo-lhe muita paz, para toda a família. E venha sempre por aqui.
A todos, um forte abraço.

Anônimo disse...

Um bom domingo e muitas felicidades para você e sua familia também.
o seu blog está salvo em meus favoritos.

Abraços,

Gilberto Rodrigues

Yúdice Andrade disse...

Muitíssimo obrogado, Gilberto. Espero continuar a merecer a preferência.