sábado, 31 de janeiro de 2009

"Meretrício"

Na sequência de uma detalhada matéria que o Diário do Pará publicou sobre a agressão ao juiz da comarca de São Félix do Xingu, Leonel Cavalcanti, que feriu o agressor com dois tiros para se desvencilhar, uma leitora deixou o seguinte comentário:

"Muito bem meretricio é assim que se faz com quem não respeita autoridade" (sic)

Já vi muitas piadas em que juízes são chamados de "meretríssimos", um trocadilho misturando o pronome de tratamento dispensado aos magistrados (hoje em desuso) e a atividade profissional mais antiga do mundo. É a primeira vez, contudo, que vejo assim  "meretrício" —, que é exatamente como se escreve um dos sinônimos da "prostituição". E pelo elogio feito ao juiz, suponho que a comentarista não estava sacaneando, não: ela realmente acha que o juiz é um meretrício!
Espero que alguém a esclareça sobre o equívoco, antes que ela se depare com um meritíssimo mais invocado, que nem lhe dê tempo de se explicar.

7 comentários:

Anônimo disse...

Heheheh... o pior que já ví foi um advogado novinho chamar o juiz de "majestade". Heheheheh! Quase igual foi meu caso: no início da faculdade chamei o Ney Sardinha de "tio".... putz! Beijos.

Vladimir Koenig disse...

Certa vez passei a vista por uma petição em que o advogado chamava o juiz de "esselentíssimo" mas explicava que não era erro não. É porque era para ser lido como "esse lentíssimo juiz"! :^)
Abraços,
Vlad.

Yúdice Andrade disse...

"Majestade" foi ótimo, Juliana. Gostaria de ter visto. Quanto a chamares o Ney de "tio", deve ter sido um inocente deslize da juventude. Ele encarou numa boa?

E o lentíssimo acho o que da crítica?
Muito bom te ter novamente aqui pelo blog, Vlad.

Carlos Barretto  disse...

Já ouvi chamarem Reitor de "esplendoroso", ao invés de "magnífico".
Ouvi.
Rsssss

Anônimo disse...

Ah, Yudice, o Ney levou numa boa! Ele riu quando viu meu constrangimento e disse: minha filha, não tem problema! Tadinho... hehehehehe.

Yúdice Andrade disse...

Barretto: "Amado, idolatrado, salve, salve", como diria a saudosa Ilka Tibiriçá.

O Ney é do bem, minha querida Ju.

Anônimo disse...

Tem uns que não são... mas estão no local apropriado!

;-)