sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Você já passou por isso?

Catalepsia é um estado de plasticidade motora no qual o indivíduo conserva as posições que lhe são dadas, como se se tratasse de um boneco de cera (flexibilidade cerosa). Os músculos tornam se como mecânicos, sem vida e sem potência. A Catalepsia pode ser observada, sobretudo, na Esquizofrenia, notadamente do tipo Catatônica e no sono hipnótico, caracterizando-se por uma perturbação psicomotora capaz de cessar bruscamente todos movimentos voluntários, sem que haja lesão dos músculos.
A Catalepsia caractiza-se ainda pela manutenção da atitude ou posição em que se encontrava o paciente no momento do ataque. Durante a perturbação o doente conserva o uso perfeito das faculdades, da inteligência e da percepção, mas fica impossibilitado de responder às questões que lhe são propostas. Os membros se tornam moles, mas não ha contrações, embora os músculos se apresentem mais ou menos rijos. A Catalepsia ocorre em determinadas doenças nervosas, debilidade mental, histeria, intoxicações e alcoolismo.
Existe ainda a chamada Catalepsia Projetiva. Trata-se de um fenômeno comum, pelo qual muitas pessoas são acometidas durante a vida e acontece da seguinte maneira. Como em um pesadelo, a pessoa desperta durante a noite e descobre que não pode se mover. Parece que uma força invisível lhe tolhe os movimentos. Desesperada, ela tenta gritar, mas não consegue. Tenta abrir os olhos, mas também não obtém resultado. A sensação é extremamente angustiante.
Algumas pessoas portadoras de Catalepsia Projetiva criam fantasias subconscientes imaginando que um espírito possuiu-lhes, ou que está morrendo dormindo, etc. Essa catalepsia é considerada benigna, não apresenta riscos. Nessa situação a conduta mais adequada é não tente se mover, ficafr calmo tendo em mente que a crise passará logo.

Fonte: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=ES/Dicionario&letra=C

Já tive vários ataques de catalepsia projetiva. Casualmente, encontrei esta explicação. Folgo em saber que não há maiores implicações no fenômeno. Mas que a explicação do esprito é mais emocionante, lá isso é.

4 comentários:

Anônimo disse...

Yu!!!

Eu tenho esta tal de catalepsia projetiva (obrigada por me informar o nome). Realmente é uma sensação estranha! Vez por outra acontece comigo! Agora já sei que não estou ficando maluca... hehehe.. pelo menos quanto a este aspecto... heheheh...

Bjus

Yúdice Andrade disse...

Ou não, não é, Juliana?
Beijo.

Anônimo disse...

heheheh... poxa, yuyu.... fiquei por 5 questões na PGE. .. serve de estímulo pra continuar estudando. Beijos!

Yúdice Andrade disse...

Com certeza, minha querida. É difícil acertar a mão de primeira e quem o faz geralmente está se preparando há muito, muito tempo.
Serenidade e estudo. O que é teu virá. Beijo.