quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Marcelo Iúdice

Umas tantas vezes o meu nome foi confundido com o de Marcelo Castelo Branco Iúdice. Como ambos fizemos Direito, houve ocasiões em que falaram comigo na pressuposição de que se tratava dele. Não sei se ele passou pela mesma coisa, porque jamais o conheci. Tinha até vontade, mas não surgiu a oportunidade. A foto que aparece ao lado foi publicada na imprensa comum. Lembro-me de ter sido cumprimentado pela aprovação em um concurso público, presumo que o da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos  SEMAJ. O aprovado era ele. Infelizmente, não será nesta vida que nos conheceremos. Ontem à noite, Iúdice teve sua vida abreviada por um assaltante em fuga.
Ao chegar ao trabalho, fui informado de que algumas pessoas estão confundindo a vítima comigo. O amigo Lafayette, que sempre comenta aqui no blog, deixou um comentário dizendo que só constatara não se tratar da mesma pessoa ao ver a foto. Um ex-estagiário telefonou, preocupado. Escrevo esta postagem porque, tendo tomado conhecimento do sinistro já na condição de suposta vítima, pois ainda não vira nenhum jornal, atendi agorinha um telefonema de pessoa que, àquela altura, já sabia que não se tratava de mim. Outras pessoas, sobretudo no mundo jurídico local, devem estar fazendo a mesma confusão, inclusive porque eu também fui Procurador do Município, só que entre 2001 e 2003.
Iúdice, no caso do jovem sorridente da imagem, era nome de família  apelido de família ou patronímico, como dizemos em juridiquês. Sei que há uma família Iúdice no Município de Óbidos, de onde minha mãe é originária. O meu prenome se origina justamente daí. Meu nome completo é Yúdice Randol Andrade Nascimento e, portanto, não possuo nenhum vínculo com o rapaz.
Lamentando profundamente a falta de paz a que estamos relegados, o que mais uma vez se escancara, através do desperdício de mais uma vida jovem e produtiva, externo minha solidariedade aos familiares e amigos de Marcelo Iúdice. Que encontrem reconforto.

E as ligações continuam chegando. O dia de hoje está meio bizarro.

8 comentários:

Anônimo disse...

Esta manhã recebi telefonemas e mensagens "celfônicas", alguns perguntando se eu sabia do falecimento do Yudice, e outros afirmando que o Yudice havia sido morto por bandidos.

Fiquei lívido e estarrecido com os comentários, sem saber o que fazer! Muitas coisas se passaram em minha mente, inclusive ligar para o celular" do Yudice (e não do Iudice). Mas como fazê-lo? Quem atenderá?

Pensei um pouco, e após sair do letargo que me acometia, achei mais sensato "entrar" no Arbítrio do Yudice!

Bem, fico feliz pelo esclarecimento, e ao mesmo tempo triste pela notícia da morte do jovem Marcelo Iudice. Meus pêsames para a família...

Yúdice Andrade disse...

Pelo que me disseram outras pessoas além de ti, concluo que eu sou a pessoa que menos recebeu ligações sobre isso. Pelo visto, a "rádio cipó" me liberou de ter que dar explicações a mais gente.
Soube agora, por gente da SEMAJ, que os familiares estão prostrados. Compreensível.
Obrigado pela atenção.

Anônimo disse...

Prófi,

Eu também recebi a notícia meio que entruncada e realmente estão confundindo as bolas. Confesso que o alívio foi grande ao constatar (ou seria em constatar.. whatever)que não eras tú - por quem tenho enorme estima ... mas logo em seguida veio o sentimento de pena pela família do rapaz e insegurança pela onda de violência que bate em nossa face todos os dias.
Onde vamos parar? Dá até medo de sair!

Beijos,

Anônimo disse...

Logo que li nos jornais, percebi não se tratar de você. Mas à primeira vista, deu um frio no estomago. Você, eu e tantos, escapamos da roleta russa. Infelizmente, o rapaz, não.
Abs
Edyr

Val-André Mutran  disse...

Seu post é irretocável.
Eu mesmo confundio-o com um parente seu.
Que Pará a nos entristecer, não é mesmo?
Não sou religioso, não tenho dinheiro nem poder. Como cidadão e jornalista, lamento e cobrarei os nossos direitos até que alguém, que não tenho ouvidos de mouco, apresente-se para a tarefa que lhe cabe.
Vergonha, vergonha, vergonha.
Basta!

Yúdice Andrade disse...

Agradeço a atenção, amigos. O que mais eu poderia dizer já foi dito nas postagens seguintes.

expressão humana disse...

Olá!
Até a minha mãe achou que era você. Daí eu expliquei que você não se chamava Marcelo... Mas, pra desencargo de consciencia, vim aqui confirmar ;)
Bjs na família!
Sabrina

Yúdice Andrade disse...

Obrigado, querida. Afagos em toda a família, também, inclusive em tua mãe.