terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Dia Nacional do Fusca

Hoje se comemora o Dia Nacional do Fusca. A data não foi instituída por lei (não me surpreenderia se tivesse sido), mas pela própria Volkswagen, para turbinar a inexplicável paixão que as pessoas têm  e não apenas no Brasil  pelo sedã (a classificação é controversa) feioso, apertado e barulhento. Sim, vão me odiar por dizer isto, eu sei.
A festa deste ano tem um quê a mais, pois em 2009 temos o cinquentenário do começo da fabricação do carrinho no Brasil. Curiosamente, a página da Volkswagen não deu a menor bola para a data.
A história do Fusca é bastante conhecida. Sabemos que, na década de 1930, a Alemanha, derrotada na I Guerra Mundial, enfrentava uma crise econômica sem precedentes. A solução para o transporte foi investir num veículo pequeno (havia grande carência de matéria-prima), resistente, potente (capaz de manter 100 Km/h!) e de preço acessível  daí o surgimento da Volkswagen ("carro popular", em alemão), uma fábrica criada para viabilizar o projeto. O apoio de Hitler foi essencial para o desenvolvimento do Fusca, a começar pela contratação de um nome de peso para conceber a primeira versão: o engenheiro automotivo austríaco Ferdinand Porsche, nome que está diretamente associado à esportividade.
O projeto de Porsche foi tão poderoso que, incontáveis modificações depois, as suas linhas essenciais se mantêm. O modelo preto de 1938, que você vê na imagem acima, sofreu só um pouquinho do que hoje se chama face lift, em relação aos traços originais, algo militares, rascunhados por Porsche.
É provável que o Brasil seja o país onde o Fusca faça mais sucesso. Aqui, a linha de montagem cuspindo Fuscas a rodo esteve diretamente associada ao "milagre econômico" de meados do século XX, tempo de substituição do modelo econômico brasileiro, que migrava da economia essencialmente agrícola para a fase da industrialização. Época de estufar o peito e ter esperança, cantando o famoso jingle que começava com o verso "Este é um país que vai pra frente". Talvez fosse, caso no meio do caminho não houvesse um Juscelino Kubitschek explodindo a dívida pública graças à construção de Brasília, três décadas de ditadura militar e, por fim, a consagração da bandalheira nos governos e na atividade política em geral.
Vale lembrar, aqui a VW encerrou a produção da baratinha em 1986, por considerá-la obsoleta. Quanto ao projeto, era mesmo, sem dúvida, a despeito de ser o segundo modelo mais vendido do país, na época. Em 1993, o então presidente Itamar Franco, famoso por sua vida nada discreta, deu vazão ao saudosismo e pediu à fábrica que retomasse a produção. Era sua visão sobre fomentar o acesso do brasileiro médio ao carro próprio. Foi aprovada a lei que instituiu redução de impostos para os veículos de motor 1.0 litro, batizados de "carros populares", que depois de alguns anos continuaram com os mesmos motores modestos, mas os preços já não eram tão populares assim.
Apesar de ter vendido bem, as metas da VW não foram atingidas, particularmente devido ao "acabamento espartano" do Fusca, inferior ao de concorrentes na mesma faixa de preço. A produção se encerrou definitivamente em 1996 e, hoje, só subsiste no México. À esquerda, você vê o último Fusquinha fabricado no Brasil, que não foi vendido: está exposto no Museu da Volkswagen.
É difícil pensar em algo em que não tenham transformado o Fusca: limusine, off road, motor home, station wagon, ônibus, veículo militar. Isso na categoria automóvel. Se formos além, encontraremos todo tipo de máquina, objetos de decoração, joias, obras de arte. E protagonista de uma célebre série de filmes da Disney.
É, sem dúvida, uma paixão. Que não resiste às exigências do bilionário mercado automobilístico, sequioso de modernidade, velocidade e, finalmente, economia de combustível. Mas ainda que saindo de cena, a paixão continua. Aliás, desde a década de 1990 um outro capítulo surgiu para essa história de amor. Ele se chama New Beetle e é arrojado, moderno, cheio de tecnologia, bonito e caro.
Apesar de ser evidente que a concepção de Ferdinand Porsche continua lá, convenhamos: é um carro completamente diferente.

5 comentários:

Hellen Rêgo disse...

Yudice vi seu recado. não se preocupe, td certo.
AH, gostei mt desse post.
cm vai a Júlia?
abraços

Anônimo disse...

"feioso, apertado e barulhento. Sim, vão me odiar por dizer isto, eu sei."

Ainda bem que tu sabes, como ousa a falar mal do Herbie?!

Abraços Primo

Frederico Guerreiro disse...

Foi o meu primeiro carro, ano e modelo 1978. Vendi depois de uns três anos de sofrimento. Eu e minha Déb colocamos um apelido nele logo depois de vendermos. Isso mesmo! Explico: demos um belo sorriso quando vendemos. Assim, ficou: "fusca dois sorrisos", um na hora da compra, outro na hora da venda.
Mas o "dois sorrisos" deixou boas lembranças. Mesmo sendo "poçante": onde parava deixava uma poça de óleo.

Yúdice Andrade disse...

Sempre bem vinda, Hellen.
A Júlia está ótima, crescendo, sempre risonha e agora com dentinhos. Abraços.

Há certas coisas com que não devemos mexer, Jean. O Fusca é uma delas.

Mordacidade dez, como sempre, Fred. De minha parte, jamais tive a menor intenção de possuir um Fusca, embora minha mãe tenha um inexplicável arroubo por isso até hoje. Vai entender...

Carlos Barretto  disse...

Pois eu tive um e o adorava de coração. Não que fosse de livre escolha, mas foi o meu primeiro carro.
Basta isso.