sábado, 12 de maio de 2007

Encantadora palestra

Ana Cláudia palestra e eu, compenetrado, faço anotações
que seriam usadas no debate, posteriormente

Como noticiado durante a semana, ontem a querida Profa. Ana Cláudia Bastos de Pinho, da UFPA, fez uma palestra na VII Semana Jurídica do CESUPA. Eu lá estava na honrosa, porém delicada condição de debatedor. E aqui abro mão de quaisquer rapapés jurídicos. Sabemos que, em nosso meio, qualquer vagabundo que se senta à mesa de algum evento vira "doutor" e suas palavras são sempre "brilhantes". A falsidade descarada do universo jurídico.

Não é o caso, definitivamente. Tenho pela Profa. Ana Cláudia uma admiração e um respeito de outros carnavais, que quem a conhece sabe serem merecidíssimos.

Ontem, para além dos dogmatismos que matam nossas academias há anos, ouvimos falar, primeiro, sobre o ensino jurídico e suas mazelas. Depois, sobre paradigmas construídos no Direito Penal, primeiro com base na Filosofia dos Sentidos, na Metafísica, depois na Filosofia da Linguagem. E percebemos, com grande clareza, que ninguém pode arvorar-se de estudar a fundo o Direito Penal sem enveredar pela Filosofia, Psicologia, Psicanálise e outras áreas do conhecimento, comumente mais ligadas às outrora chamadas "ciências exatas". Tudo isso permeado com muita energia e muita simpatia.

Uma noite adorável. Penso que a plateia concordará comigo. E penso, ainda, que me perdoem os demais, que eu ganhei de presente a melhor parte do evento. É reconfortante pensar o Direito com a qualidade e a sensibilidade apresentadas. Melhor ainda se houver retorno.

Obrigado, Ana Cláudia.

4 comentários:

Unknown disse...

"E penso, ainda, que me perdoem os demais, que eu ganhei de presente a melhor parte do evento."
Ao meu ver, o senhor não está errado professor. A palestra dela comprovou o extenso conteúdo e capacidade que ela possui, além de presentear os presentes com uma palestra de alto nível, interessante, logo, nem um pouco entediante. Já tinham alguns pedindo a troca do professor de Penal do CESUPA (brincadeira, professor! hehehehe). Gostei muito da palestra da professora, apesar de ser a segunda que assisto, não ligava o nome à pessoa. A primeira foi tão bom quanto. Concordo com o senhor. Ficaste com a melhor parte. Não desmerecendo os demais professores, sexta-feira contou com palestrantes geniais ("Fredie Didie", cujo nome não sei escrever; Ana Cláudia Pinho: excelente professora, psicóloga, socióloga, psiquiatra, antropóloga, filósofa e, de qubra, palestrante. Além do divertidíssimo Juiz Menna Barreto.
Enfim, perfeito.
Parabéns pelo evento. abraços, professor.

Unknown disse...

Nem deu para cumprimentá-los...
tive de sair 5 minutos mais cedo. Quando voltei, o senhor já estava naquele círculo jurídico com os professores. Mas queria dar parabéns mais uma vez a palestra, às indagações (mitos, papel do aluno...) feitas, tudo. Caso entre em contato com a professora, pode afirmar que a mesma, com certeza, agradou, e muito, os alunos que alí estavam presentes, foi um ótima, excelente palestra!
abraços!

Yúdice Andrade disse...

Direi a ela a tua avaliação. No mais, o mérito do evento é de seus realizadores. Como eu disse, apenas fiquei com a melhor parte.

Anônimo disse...

Só posso agradecer pela parte exata que me toca... :)
E, mesmo não sendo da área, sou professora e a palestra me fez pensar profundamente sobre determinadas questões. Foi excelente.