segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Mirim, com efeito

Aplicadas as complicadas regras do coeficiente eleitoral, finalmente sabemos qual será a composição da Câmara Municipal de Belém a partir de 2009. E como não poderia deixar de ser, temos mais do mesmo. Como sempre. Motivos não faltarão para que o parlamento local continue a merecer a alcunha que Juvêncio Arruda, titular do 5ª Emenda, sedimentou para ele: "Casa de Noca". A começar pela pouca renovação e pelo retorno de umas figurinhas que, honestamente, só não podem ser chamadas de retrocesso porque aquela casa jamais avançou.
Historicamente, a federação brasileira discrimina os Municípios, o que é um erro lastimável, já que é neles que o cidadão vive e exerce todas as suas relações sociais. Uma das demonstrações dessa discriminação é o hábito de se referir às câmaras municipais como "parlamento mirim".
No caso de Belém do Pará, é mirim, sim. Insignificante.

Aqui acabam os meus protestos eleitorais. Voltarei a me ocupar de meus temas ligados ao Direito Penal, crimes em geral, curiosidades e outros que tais. Eleição, agora, só no segundo turno.

Nenhum comentário: