segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Araceli e as feridas que não cicatrizam

Há mais de um ano, escrevi duas postagens em torno de um dos episódios mais lamentáveis da história criminal brasileira: o da menina Araceli Cabrera Crespo, uma explicando o caso e outra, transcrevendo uma resenha sobre a sociedade brasileira, a partir desse caso.
Esta manhã, encontrei na caixa de comentários um escrito por um jovem que sequer nascera ao tempo do crime, mostrando-se indignado com ele e com a omissão das autoridades capixabas. Isso mostra que o trágico destino da menina Araceli é, definitivamente, uma ferida aberta, sobretudo para aqueles que vivem na cidade que foi tão perversa para ela.
Como ensina a Psicologia, é terrível quando as situações da vida não têm um desfecho. Bom ou mau, tudo precisa de um fim, para que as pessoas possam seguir adiante. Relacionamentos amorosos mal resolvidos, pessoas que simplesmente desaparecem ou crimes não elucidados completamente (incluindo a consequência "natural", que é a punição dos culpados) costumam deixar em todos esse mal estar, esse impulso de rejeição, essa coisa pouco definível de repulsa.
Ninguém deu uma resposta definitiva para Araceli. Também não deram uma resposta definitiva para os meninos emasculados de Altamira, os que sobreviveram, os que morreram e a seus familiares. Assim as feridas vão ficando, supurando, seqüelando.
Todos nós precisamos de justiça.

2 comentários:

caio disse...

vendo o comentário dessa pessoa, resolvi pôr "Dante Michelini" na busca do orkut. E não é que também há uma escola com o nome dele?

Endereço: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=56111905

Yúdice Andrade disse...

Caio, meu caro, considerando que se trata de um riquinho da cidade, de família tradicional, não tenho a menor dúvida de que, na época do crime como hoje, ele freqüenta as colunas sociais, sempre risonho e sofisticado, tratado como homem de bem, elegante, inteligente, admirável. Não é para isso que existem as colunas sociais? Para louvar as pessoas por seus sobrenomes e contas bancárias, mesmo que sejam absolutamente canalhas?
Ele deve ter recebido honrarias da Câmara Municipal, da Assembléia Legislativa e daquelas entidades que congregam empresários. Um grande exemplo de homem, cidadão e amigo. É sempre assim. Essa é uma das conseqüências da impunidade e de vivermos em um mundo de valores invertidos.
Grato pela informação adicional.