segunda-feira, 13 de outubro de 2008

No dos outros...

Para todos aqueles que têm ódio da CTBel — algo em torno de 101% da população de Belém —, aqui vai uma historinha ocorrida no Rio Grande do Sul, sobre loucuras no trânsito e abuso de autoridade. Leia.
Você acha que aqui seria diferente?

3 comentários:

Unknown disse...

Professor, nada a ver com a CTBel. Mas olha só essa manchete:

http://www.kibeloco.globolog.com.br/Debate%20Macae.jpg

"Morre vítima de tentativa de homicídio"
uahAUhAUHAuHaUAhUAh

Esse conhece de Direito Penal!
:D

Não precisa aceitar professor. É só pra ficar sabendo! hehe

Frederico Guerreiro disse...

Ei, Yúdice! Espera aí! São 102%! Esqueceste de mim. O nada nas ruas é até melhor do que a CTBEL. Entre ela e o nada, eu fico com o nada. Algumas postagens atrás te referiste a ir ao centro e não ver nenhum guarda no trajeto. Foi até melhor assim. Não te aconteceu nada. Se tivesse algum "agente", poderias ter sido multado por piscar ao dirigir, uma vez que os acidentes acontecem num piscar der olhos. Sem a CTBEL nas ruas, pelo menos não corro o risco de ser assaltado por algum garboso de farda. A coisa vai piorar tão logo passem as eleições, porque, segundo soube, a ordem é de aliviar um pouco a caneta. E será assim com um ou com outro candidato. É que está tudo podre por dentro.
Semana passada recebi a visita de um amigo que gravou uma conversa com um guarda municipal, a serviço da CTBEL no aeroporto, que lhe multou por parar o carro, com a permissão de um outro guarda, para olhar os monitores de informe de chegada dos vôos. Foi ofendido, xingado, ameaçado de morte, e ainda se revelou quando o meu amigo perguntou se ele era um guarda ou um bandido. "Sou um bandido, um ladrão, o que tu achar que eu for, mas vai te queixar pra pqp e recorre dessa por... que tu vai ver o que vai te acontecer" (sic). Está tudo gravado.
Meu amigo Matias registrou boletim de ocorrência policial e disse que vai ajuizar uma ação judicial, contra a prefeitura, por dano moral e outra por crime de ameaça (JECC).
É o que dá não treinar quem terá de lidar com o administrado, ah, com a cidade inteira, com o povo todo. Lamentável esse prefeito que não vê isso.

Yúdice Andrade disse...

Os outros também merecem ficar sabendo, CT. Daí que publiquei.

Caríssimo Fred, não me esqueci, não. É que uma pessoa só não importa em 1%, mas quando escrevo qualquer coisa sobre a CTBel me lembro de ti, inelutavelmente.
Quanto ao caso do teu amigo, além de tudo que de ruim ele já sofreu, dá para ficar pior: provavelmente, o único meio de que ele dispõe para provar a arbitrariedade é a tal gravação e como ela obviamente é clandestina, porque realizada sem o conhecimento do outro, não tem valor probatório.
Mas o pior pode ficar pior ainda: se ele resolvesse esbofetear o gualdinha e acabasse processado criminalmente por isso, poderia usar a mesmíssima gravação como estratégia de defesa, pois as provas ilícitas são admitidas, ao menos no processo penal, para a defesa do réu.
Este nosso mundo é mesmo muito louco, não, amigo? O mundo, Belém, o Direito. Se formos parar para pensar, somos impulsionados ao crime, porque nenhum socorro nos vem quando agimos dentro da lei.
Acho que teu amigo deve recorrer da multa, usar a gravação e colocá-lo logo no YouTube, porque sem uma ampla publicidade esse caso não terá tratamento diferente dos demais recursos. Mas se ele fizer algum estardalhaço, quem sabe.
Eu colocaria no YouTube e mandaria para a imprensa local imediatamente. O motivo é óbvio: eleições no ar, para explorar isso. Eu diria para ele se apressar.