quinta-feira, 21 de junho de 2007

Nova pavimentação na cidade

Sob o título "Experiência", o Repórter 70 de hoje divulga o seguinte:

Belém é a primeira capital brasileira a participar de uma experiência da Petrobras com material especial para a pavimentação de vias. A novíssima técnica, utilizando polímeros, gera economia de mais de 60% nas operações tapa-buraco. O polímero funciona como uma camada impermeabilizante, evitando a perfuração da camada protetora a partir do impacto e da ação do alto volume da água de chuva. Dez ruas de Belém já entraram na experiência.

Gostei muito da notícia. Afinal, aprecio tecnologias novas e úteis, cujos benefícios aparecem facilmente, no cotidiano das pessoas. A redução de custos do material vem muito a calhar, numa cidade que tem problemas crônicos com buracos. Uma economia assim tão grande pode permitir que um número bem maior de vias sejam asfaltadas, com os mesmos custos. Auspicioso, não?
Se alguém souber que dez ruas são essas, informe, por favor. Assim os curiosos poderão ir lá saber se a novidade funciona, mesmo.

PS — Alguém já notou como a Av. Magalhães Barata está, num curto espaço de tempo, se enchendo de buracos? O terreno cede e surgem aqueles buracos não muito grandes, mas profundos. Um perigo para carros e pedestres. Às vezes, tenho a sensação de que seremos tragados.

4 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice,

Gostei também. Torço para que seja, de fato, uma pavimentação duradoura. E que beneficie Belém inteira, não apenas o centro da cidade.

Ah, meu blog está atualizado. Dê uma passadinha lá.

Um abraço!

Adelino Neto
http://www.coisasdebelem.blogspot.com/

Unknown disse...

também queria saber...

Tem um alí na J. Malcher entre 14 de abril e 3 de maio, putz, já passei umas 2 vezes por cima dele. A primeira estava patetando. A segunda fui desviar de um ônibus abusado que queria me fechar, não conseguiu! Caí no buraco, mas ele não passou. Ora, eles pensam que são os donos das ruas.

Anônimo disse...

Salve engano uma das ruas é a Cipriano Santos, o método é eficaz, porém não é em todo pavimento que deve ser usado, ele é eficaz para o caso de fissuras, trincamentos e não como tapa buraco.
Este método é mais oneroso, portanto deve ser usado em casos especiais, principalmente em época de chuva, pois é mais rápido na execução, no verão que é o nosso caso no momento, não justifica.
Deveria ter sido usado na Duque, no período invernoso e não foi, para ter acelerado mais as obras.

Yúdice Andrade disse...

Anônimo, obrigado pelas informações técnicas, apesar de que elas me deram uma impressão de que comemoramos cedo demais. Pelo visto, a novidade não é tão maravilhosa assim...