domingo, 3 de junho de 2007

Sugestão para o trânsito

Gostaria, mais uma vez, de dar uma sugestão sobre o trânsito da cidade — destacando, sempre, que não tenho nenhuma qualificação técnica para fazê-lo; sou apenas um usuário das ruas, que vê os problemas e imagina possíveis soluções. Submeto-me às críticas das pessoas mais bem preparadas para analisar a questão.
Há muito tempo, o caos se instalou naquela rua que passa atrás do Castanheira Shopping (desculpem, não sei o nome), por causa de uma das categorias donas da cidade, os perueiros. Para conter o inferno, que eu testemunhei várias vezes, a CTBel tomou uma decisão acertada: tornar a via de mão única. Entretanto, numa decisão a meu ver estúpida, fixou o sentido errado: o tráfego escoa no sentido Castanheira-Augusto Montenegro (como mostra a seta amarela em meu gráfico infantil). Resultado: todos os veículos que se dirigem ao shopping, fator de altíssima incomodidade para o trânsito, são forçados a ir para o Entroncamento (que a maioria não sabe usar) e entrar na BR-316. Para piorar, com o fechamento do retorno ao lado do shopping, são obrigados a prosseguir até o retorno seguinte, quase chegando no Supermercado Líder.
A ideia é estúpida porque implica em que os usuários do Castanheira só têm um acesso para chegar a ele, pela BR. Ou seja, em vez de desafogar o tráfego, a CTBel jogou todo ele no mesmo lugar. Tente fazer o trajeto em dias úteis, por volta das 18 horas. Como diz o Fred Guerreiro, parece que o critério para escolher o staff da CTBel é a leseira: quanto mais leso, mais fácil chegar ao comando.
Para minimizar o problema, segundo minha opinião empírica, duas medidas poderiam ser implementadas. A primeira, imediata, consistiria em inverter o sentido da tal rua posterior ao shopping, isto é, mudar o vetor amarelo para o lado oposto, inclusive reabrindo o retorno que servia de acesso a ele e que foi fechado. Com isso, teríamos uma alternativa de chegar ao destino, sem passar pelo Entroncamento nem pela BR. Com o sentido único, não haveria a loucura de antes.
A segunda, mais difícil e cara, seria abrir uma via que ligasse a Augusto Montenegro à BR, de mão dupla (como indica a linha vermelha rabiscada pelo bebê). Se larga, bem asfaltada e sinalizada, seria um santo remédio para quem quisesse fugir da insanidade do Entroncamento, principalmente quando este fosse bloqueado por marginais. A ideia envolve custos elevados porque a região, pelo que vemos através do Google Earth, constitui um amontoado de casas praticamente sem ruas transversais. O traçado que desenhei tentou aproveitar ruas existentes, mas em alguns trechos elas simplesmente não existem, tornando necessário abri-las mediante a retirada das casas. Mesmo onde existem ruas, são muitas estreitas. Ou seja, haja desapropriação e indenização. Contudo, não vejo futuro para aquela área sem que isso seja feito.
Além das desapropriações, certamente serão necessárias intervenções de saneamento, construção de sistema de drenagem, posteamento, etc.
Apesar de não ser o que está rabiscado, penso que a tal nova rua poderia terminar ao lado do conjunto residencial localizado às proximidades da Rua da Marinha. Assim, poderíamos criar ali um cruzamento de maiores proporções que as atuais, modestas, que estimulam os maus motoristas a furar o sinal. Poderia ser uma boa maneira de conter os apressadinhos.
Estas as minhas sugestões. Com a palavra, quem puder ajudar.

Acréscimo em 19.9.2011
Parece que eu tinha razão ao menos na primeira proposta: ela foi implementada pela prefeitura. Não por minha causa, claro, mas alguém viu que era mesmo uma opção viável.

5 comentários:

morenocris disse...

Bom dia Yúdice. Muito legal a sua contribuição. Moro no centro de Belém, mas meus amigos, todos, reclamam dessa área.
Beijos.

Carlos Barretto  disse...

Yúdice.
Sua iniciativa de fazer esta sugestão, utilizando o Google Earth, capturando a tela, e pintando sua sugestão no Paint, além de demonstrar suas boas intenções como cidadão, ainda nos diz que, vc deixou de ser um usuário iniciante de PCs para ser um usuário algo mais escolado.
Gostei deste bom uso da informática.
Abs

Yúdice Andrade disse...

Cris, para mim essa área é rotineira, daí minha aflição com o problema.
Barretto, aprecio o elogio mas, a bem da verdade, a única idéia que tive foi a de usar a tela do Google Earth. Depois, precisei consultar minha assessora para assuntos informáticos (minha esposa, profissional da área), que me sugeriu usar o Paint e teve que me ensinar passo a passo, pois eu não tinha idéia do que fazer. E o resultado nem ficou do jeito que eu queria, pois me atrapalhei com alguns comandos.
Em bom português, sem ela do lado, essas coisas não saem. Mas gostei do resultado, com aquele jeito de desenho de criança.
Abraços aos dois.

Anônimo disse...

E a Policia Rodoviária Federal, não quer admitir de uma só vez que aqueles "tijolos" colocados juntos aos seus postos rodoviários na Br 316 foram de uma incompetência brutal, assim sendo, só pra tirar a bronca os tijolos que eram duplos agora são de uma só linha. Resultado: o trânsito continua engarrafando nesses lugares. Imagine quando chegarem as ferias de julho.
A autoridade responsável por tal lambança deve logo corrigir o seu desastrado ato, mandando retirar o resto e deixar de incomodar o transeunte com atitudes desse jeito.

Yúdice Andrade disse...

Certamente, tomar uma medida e em pouco tempo desfazê-la, ainda que parcialmente, sugere o reconhecimento de um erro. No mínimo, falta de planejamento. O que você falou é da maior importância: quando chegarem as férias escolares, com seu medonho volume de tráfego, o engarrafamento para passar por esses pontos será simplesmente insuportável.