segunda-feira, 25 de junho de 2007

Pague a conta

Se é que existem "contadores eleitorais", Ana Júlia que consulte os seus. Porque, ao exonerar a bagatela de 20.388 servidores temporários, recairá sobre o ela o ódio dos atingidos pela medida. Multiplicando-se o número de exonerados pelos membros da família, a fatura a pagar nas próximas eleições será duríssima. Mesmo levando em conta que, no polo diametralmente oposto, as pessoas que morgam há anos pela nomeação, após serem aprovadas em concursos públicos, devem ficar satisfeitas com o final da espera.
Neste tema, não há que se esperar qualquer racionalidade. O governo atual está apenas cumprindo um termo de ajustamento de conduta firmado com o Ministério Público do Trabalho pelo governo anterior, dois anos atrás. Que importa? A esmagadora maioria dessas pessoas têm nível escolar tão baixo quanto alta é sua necessidade de subsistência. Elas somente se lembrarão que os governos tucanos se esmeraram em empurrar o caso com a barriga por todo o tempo possível. Empurrar esse caso com a barriga é mérito pois, para eles, não importa quão inconstitucional, ilegal, imoral ou engordativo seja firmar e prorrogar ad infinitum contratos temporários de trabalho. O que lhes interessa é permanecer na folha de pagamento, contra qualquer razão.
Sabemos que muitos políticos (evitarei os adjetivos) se locupletaram defendendo a causa dos temporários. Causa ruim, não porque não mereçam trabalhar, mas porque sustentar uma ilegalidade, que lesa os interesses dos próprios trabalhadores (p. ex. quanto à aposentadoria), é uma barca furada. Barca essa que rendeu votos a muitos e que agora pode custá-los a Ana Júlia.
Um dia isso tinha que acontecer. Por mais indecente que seja este país, um dia as coisas andam. O absurdo dos temporários permanentes do Pará vai finalmente acabar. Já não era se em tempo.

Um comentário:

Aldrin Leal disse...

Eu faria uma conta mais simples ainda: Dividiria estes 20 mil pelo número de parentes. Isto explica quantos 'companheiros' podem montar células de aparelhamento do governo.

Ê lelê... Governo do Pará: Promovendo Valores Familiaries com a mesma frequência que Promove os seus Familiares.