domingo, 10 de junho de 2007

Telhado de vidro

Atribuir culpa ao governo por suas omissões é difícil para quem está atrelado a algum grupo. Hoje, p. ex., no Repórter 70, duas notas tentam relacionar o colapso da Fábrica Esperança, que produzia bolas dando oportunidade de emprego para egressos do sistema penal, a um suposto aumento dos índices de reincidência (que não são apresentados no texto).
Logo a seguir, comenta-se que o ensino fundamental na rede estadual, principalmente nas quatro primeiras séries, está no rumo do abismo pela redução do corpo docente, pois as antigas normalistas do Instituto de Educação do Pará estão se aposentando e "não há contratação nem concurso público para o módulo há décadas". A expressão "há décadas" sugere que o problema não começou com os parceirinhos do jornal em questão, os tucanos. Mas justamente por isso é que eles deveriam ter tomado alguma providência nos longos doze anos em que reinaram a Luís XIV nestas terras. E não o fizeram.
Em suma, para falar mal de um grupo, acaba-se falando mal do outro. Deve ser porque não se diferenciam muito. É, deve ser por isso.

Nenhum comentário: