Outro dia, recebi em minha caixa de e-mail, repassada por um desses prestativos conhecidos sempre à disposição para encaminhar spams ao máximo possível de pessoas (Deus os proteja), uma mensagem informando que astrônomos haviam descoberto que o asteroide 2-Pallas estava prestes a se chocar com a Terra, agora mesmo, em 2007. Havia um texto com todo o ar de seriedade e até um infográfico, mostrando a rota de colisão entre o corpo celeste e o nosso planeta.
Olhei a mensagem desinteressado, li umas três linhas e ignorei. Entretanto, muita gente pelo mundo afora recebeu e-mail semelhante e uma boa parte acreditou. Não à toa, muita gente ficou furiosa ao saber do que se tratava. De fato, existe um bólido que acaba de se chocar com a Terra. Mas ele não é um asteroide, e sim o novo lançamento da Citröen, o C4 Pallas, esse carro maravilhoso que você pode ver na imagem e conhecer melhor no hotsite.
Seguindo uma ilha provavelmente inspirada em Orson Welles, os marketeiros da Citröen criaram uma campanha apostando num ar realista, capaz de impressionar de verdade. A tática foi usada há alguns anos, para promover o filme A bruxa de Blair (The Blair Witch Project, de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, 1999), com grande sucesso. Mas nem todo mundo aprovou e a empresa francesa tem recebido críticas pela publicidade considerada abusiva. No entanto, ela não parece nada preocupada e continua investindo na história, por meio de uma interessante promoção. Ninguém ficou indiferente à campanha e é mais quem quer saber porque o tal automóvel merece ser comparado a um asteroide.
E você, o que acha? Eu achei o carro espetacular!
Leia uma pequena crítica aqui.
Um comentário:
Além do carro, observe o excelente website todo em Flash.
Um primor!
Postar um comentário